Café Roubado.FirefoxFlash PlayerBlogger Profile

00:00:00 Downloads * RSS

Autoria

MIGUEL Cardoso

miguelrcardoso@gmail.com

RUA da Tapada nº9, Cabanões, 3500-885 Viseu

96 8505600

Pesquisa

BUSCAS pelo blogue:

radio.blog

PARA incluir temas de projectos musicais portugueses (desde bandas a projectos a solo) nesta playlist, por favor enviar os ficheiros (.mp3 de preferência) ou o url (endereço da Internet) para miguelrcardoso@gmail.com.

O Mês Passado

ANÁLISE

ENTREVISTA

CONTABILIDADE

Placar, Cortiça & Post-It

» BLISTER

:Mega-Tenda na Praça da Figueira (Lisboa)

:Noite de 29 de Dezembro

:Entrada Livre

:Site Oficial

» PHAZER

:In Live Caffé (Moita, Setúbal)

:23h00 de 5 de Janeiro

:Site Oficial

» BORN A LION

:Galeria ZDB (Lisboa)

:24h00 de 13 de Janeiro

:Site Oficial

» MARIA JOÃO e JOSÉ PEIXOTO

:Cine-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)

:21h30 de 21 de Janeiro

:Site de Fãs

PARA adicionar datas, anúncios, novidades ou classificados, basta escrever para o e-mail do Café Roubado.

Na... Lista de Espera!

1. YSGA

YOU SHOULD GO AHEAD

2. Hustle And Bustle

UMEED

3. The Next Album

SUBMARINE

4. Comunicar

SOULS OF FIRE

5. Way Off, Where The Spirits Are (EP)

PARTY PEOPLE IN A CAN

CINCO dos discos - em escuta - cuja crítica será publicada em breve no Café Roubado (Z-A).

Links

ROTEIRO» Blogosfera»

acisúM; A Trompa; Boemium; Chauffer Navarrus; D:/moni1/; Festim Nu; Jazz Manel!...; MissPopMaria; O Ouvido; OPA; Opuskulo; O Puto - O Tipo - O Totó; Palavras Ditas; r.b.s.; Rock Poets; Santos da Casa; The Tracker; Todos Os Dias Fossem Estes/Outros.

Webzines / Portais»

Bodyspace; Divergências; Música no Coração; Palco Principal; Rascunho.net.

No papel»

Blitz.

ARTISTAS&AUDIÇÕES» Nacionais»

# 2008; 8 Rockin' Shoes. A Alexandre Soares & Jorge Coelho; A Naifa; Arsha; Azia. B Banda de Poi; Bandex; BedNoise; Black Sofa; Blasted Mechanism; Blind Zero; Blister; bLUNDER; BoiteZuleika; Born a Lion; Boss AC; Budhi; Buraka Som Sistema. C Chauffer Navarrus; Chemical Wire; Cindy Kat; Cinemuerte; Clã; Clark; Common Strange Fluid; Conceito: Pele; Cool Hipnoise; Corsage; Coty Cream; Crushing Sun; Cycles. D d3ö; Danae; Dapunksportif; David Fonseca; Da Weasel; Daza Cominatcha; Dead Combo; Dead Singer; DEBUT!; Dezperados; Donna Maria; Duff. E Echidna; Erro!. F Fadomorse; Fat Freddy; Filarmónica Gil; Filme; Fingertips; Fonzie; FullMoonChild. G Gaiteiros de Lisboa; GNR; Green Machine. H Hands On Approach; Homem Mau; Houdini Blues; Humanos; Hyubris. I If Lucy Fell; Insaniae; Insert Coin. J Jesus, The Misunderstood; José Afonso; JP Simões. K Katia Guerreiro; Katsumoto; Kussondulola; Kyoto. L Lemur; Linda Martini; Lobster; Loops; Loto; Luís Costa; Luís Represas. M Madcab; Manel Cruz; Mantra; Mão Morta; Maria João; Maria João e Mário Laginha; Mariza; M.A.U.; Mercado Negro; Mesa; Mind Da Gap; Moonspell; Mosh; Mundo Secreto. N New Connection; Noiserv; Nuno Casais; Nuno Prata. O oliveTREE; Orangotang; Orgasmo; Ornatos Violeta; Os Lacraus; Os Maduros; Os Pontos Negros; OVO. P PapaFormigas; Paulo de Carvalho; Phazer; Plageo; Pluto; Post Hit; Primitive Reason; Profusions. Q. R Reckless; Rendimento Mínimo; Retroverse; Revistados; Rock Group Tiger; Rocknology; Rui Maia; Rui Vargas. S Santos & Pecadores; Sativa; Sérgio Godinho; SiNai; Sizo; Smartini; Souls Of Fire; Spartak!; Spincity; Sr. Acaso; sUBMARINe; Sugar; SuperNada; Susana Félix. T Tape Loading Error; Tara Perdida; The Gift; The Hypers; The Legendary Tiger Man; The Mad Dogs; The Poppers; The Temple; The Unplayable Sofa Guitar; The Vicious Five; The Wage; The Weatherman; The Youths; THiBB; This Is Mafia; Toranja; Três Tristes Tigres; Twentyinchburial. U UMEED. V Veados Com Fome; Vespa; Voodoo Economics. W W.A.K.O.; WinterMoon; Wraygunn. X Xutos & Pontapés; X-Wife. Y You Should Go Ahead. Z Zentex; Zieben; Zukie Boo.

ANTENA» A Rádio»

Antena 1; Antena 3; RadioAO; Rádio Tágide; RFM; RUC; TSF.

Programas»

OPA.

Pessoas»

Cláudia Matos Silva.

A TV»

MTV.

EDIÇÃO / DISTRIBUIÇÃO» Mercado»

Bor Land; Edisco; EMI Music Portugal; Farol Música; Loop : Recordings; mono"cromatica; Naked; NorteSul; Rastilho Records; Som Livre; Sony/BMG; Universal Music Portugal; Valentim de Carvalho; Zona Música.

Netlabels»

Merzbau; Mimi Records; You Are Not Stealing Records.

COMPRAS» Online» Discos»

Fnac; Som Livre Mega Store; ZEBRA musicstore.com.

ORGANIZAÇÕES ARTÍSTICAS / AGENCIAMENTO»

Audiência Zero; Cantigas da Rua; FlorCaveira; Hum!; Loud Like Devil Prod.; Produções Makapé; Visceral.

EVENTOS MUSICAIS»

Eixo Norte-Galiza, Audiência Zero; Concurso de Música Moderna de Palmela / Março a Partir; Festa do Avante!; Festival de Música Moderna de Corroios Festival de Vilar de Mouros; Festival Heineken Paredes de Coura; Festival Sudoeste TMN; Noites Ritual; Rock a Lot; Rock in Rio Lisboa; ROCKnaPraia; SuperBock SuperRock.

PALCOS»

Clube Mercado; Fábrica de Som; Galeria ZDB; In Live Caffé; Lugar Comum; Passos Manuel; Porto-Rio; Uptown.

A actualizar segundo conteúdo dos artigos do blogue.

Arquivos

julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   outubro 2007  

entradas (desde 1/8/2006)

Powered by BloggerEstou no Blog.com.pt!

MRC Produções

sábado, agosto 05, 2006

Análise: Demo 2006 (Maqueta) - SiNai


Fazedores de hinos. É o nome dos músicos de Portugal (não tanto nos tempos correntes). Desde os célebres vencedores de Festivais da Canção aos que vingaram independências com o vinte e cinco de Abril. Os números de grupos eram reduzidos; afinal o dinheiro não andava tanto assim ao alcance de todos, e os artistas sempre sofreram maus olhados pelos ditos cidadãos comuns. Era o surgir de ideais, de estilos, de criações e de vidas. Novas. Tanto que em português, o objectivo principal começou maioritariamente com alianças a motins políticos. Clandestinos ou nem por isso. E situo as palavras nas décadas de setenta; oitenta, só para ser mais exacto. O rock de terras lusas teve aí origens importantes, apesar daqueles irreverentes que influências iam buscar ao estrangeiro (e bem que o também tenham feito) para trazer a este país outras loucuras. Mal ou bem, pouco se instituiram segundo os desígnios primordiais porque fomos desde os inícios um povo de costumes.
Porque de fazedores de hinos, de músicas de intervenção e do dito ambiente político, de ideais e de canções de amor às mais belas donzelas se benze o rock de outros tempos, o regresso e as reconstituições temporais não ficam atrás.
Nem regresso, nem reconstituição. Os SiNai não são isso. Mas digam lá se não têm um cheirinho desses. Se por detrás da guitarra que inaugura o forte "1 2 3 Revolução" e de um agradável saxofone acompanhante de todas as melodias não se escondem letras e sentimentos, nem que sejam só sonoros, dos vinis e cassetes que constroem o espírito das poeiras das mobílias de uma história, a de Portugal? Acreditem que sim.
Não se pode dizer, mesmo não sendo cópias, que são a banda do prémio originalidade; mas sim que sabem trazer à baila sons do passado e temas agradáveis. "Nunca Mais o Tempo Ventou Aqueles Prados" é o capítulo nº1. Ouvimos a voz, o instrumento, e ficamos a conhecer grande parte do projecto. Olhem que isso pode ser defeito. Sim que as músicas são todas elas grandes, sabem variar e tornar-se imprevisíveis a cada esquina, mas o facto é que se transformam em hinos fartos e cheíssimos, e era não serem tocados numa harmonia de orquestra - eléctrica e de cinco elementos apenas - e restituírem letras que apesar de suas nos embarcam num convite a décadas cada vez mais longínquas e o resultado podia estabelecer-se como algo mau.
Não acontece isso. Não só porque as músicas são boas, mas porque os SiNai também são bons. Resultado do fim dos Sax Shop, que tiveram um único EP na sua discografia pelo que sei; os mentores das composições de que vos falo chamam-se Bruno Nicolau (voz), Luís Ribeiro (guitarra), Rui Salgado (baixo) , Rui Ribeiro (bateria) e Peter Jean Vieira (saxofone). Os músicos são bons. Cheiram a luso. Ao amor e a um ego português, a realizar em comum. A voz que profere as palavras e gritos de guerra sabe ser uma alegre companhia ao longo dos vinte minutos da maqueta e isso é sempre um factor de afeiçoamento entre um ouvinte e uma banda. De resto, para além do saxofone de que já falei, encontramos músicos que praticam um rock ora ligeiro ora um pouco mais pesado - com raízes em bandas nacionais e internacionais.
Porque vale apena citar do vasto punhado de afirmações dos SiNai algumas delas, aqui vão as principais: «Sempre que a história estanca o grito de uma civilização, o Mundo pede a tua mão!» (em "Nunca Mais o Tempo Ventou Aqueles Prados); «Vem porque sei o que tens e o que não queres ter... Palavra que sei no que deves acreditar» (faixa dois: "Palavra Que Sei"); «E o que é ainda será o além, rota distinta, bandeira içada no país de ninguém... E o que me resta ainda é meu, ainda o sei; assim me despeço de nós e do Mundo que amei» (mais tarde em "O Que É Ainda Será") e «São sempre os mesmos a cantar, a toda a hora tentam revolucionar o segundo, um momento no Mundo... Se a batalha é de bandeira na mão ou de pena e papel e o país no coração é um segundo... Logo vai mudar» (no candidato a single "1 2 3 Revolução"), entre outras.



Acima de tudo (até de terem nascido em 2004), os SiNai são uma banda adulta. De armas. Para lutar.


:
SiNai - Demo/Maqueta (2006)


1. "Nunca Mais o Tempo Ventou Aqueles Prados"
2. "Palavra Que Sei"
3. "O Que É Ainda Será"
4. "1 2 3 Revolução"


»SiNai & As 5 Dúvidas Existenciais.

A maqueta dos SiNai, felizmente inteira, disponível para download.

Rock
http://www.myspace.com/sinaibanda; http://www.sinai.pt.vu/ (Não Oficial)

Downloads

Downloads Café Roubado disponíveis:

#1 Videoclipe "Old Friends" - Blister (blister_oldfriends_caferoubado.zip 10,4 MB) [Tráfego Nacional]

»Vídeo em formato .mov, a 512 kbits de velocidade de reprodução. 29/6/2006

A tua música para download no Café Roubado depende de um e-mail. Porque não?

Qualquer citação, desde que identificada, é permitida, claro!