Café Roubado.FirefoxFlash PlayerBlogger Profile

00:00:00 Downloads * RSS

Autoria

MIGUEL Cardoso

miguelrcardoso@gmail.com

RUA da Tapada nº9, Cabanões, 3500-885 Viseu

96 8505600

Pesquisa

BUSCAS pelo blogue:

radio.blog

PARA incluir temas de projectos musicais portugueses (desde bandas a projectos a solo) nesta playlist, por favor enviar os ficheiros (.mp3 de preferência) ou o url (endereço da Internet) para miguelrcardoso@gmail.com.

O Mês Passado

ANÁLISE

ENTREVISTA

CONTABILIDADE

Placar, Cortiça & Post-It

» BLISTER

:Mega-Tenda na Praça da Figueira (Lisboa)

:Noite de 29 de Dezembro

:Entrada Livre

:Site Oficial

» PHAZER

:In Live Caffé (Moita, Setúbal)

:23h00 de 5 de Janeiro

:Site Oficial

» BORN A LION

:Galeria ZDB (Lisboa)

:24h00 de 13 de Janeiro

:Site Oficial

» MARIA JOÃO e JOSÉ PEIXOTO

:Cine-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)

:21h30 de 21 de Janeiro

:Site de Fãs

PARA adicionar datas, anúncios, novidades ou classificados, basta escrever para o e-mail do Café Roubado.

Na... Lista de Espera!

1. YSGA

YOU SHOULD GO AHEAD

2. Hustle And Bustle

UMEED

3. The Next Album

SUBMARINE

4. Comunicar

SOULS OF FIRE

5. Way Off, Where The Spirits Are (EP)

PARTY PEOPLE IN A CAN

CINCO dos discos - em escuta - cuja crítica será publicada em breve no Café Roubado (Z-A).

Links

ROTEIRO» Blogosfera»

acisúM; A Trompa; Boemium; Chauffer Navarrus; D:/moni1/; Festim Nu; Jazz Manel!...; MissPopMaria; O Ouvido; OPA; Opuskulo; O Puto - O Tipo - O Totó; Palavras Ditas; r.b.s.; Rock Poets; Santos da Casa; The Tracker; Todos Os Dias Fossem Estes/Outros.

Webzines / Portais»

Bodyspace; Divergências; Música no Coração; Palco Principal; Rascunho.net.

No papel»

Blitz.

ARTISTAS&AUDIÇÕES» Nacionais»

# 2008; 8 Rockin' Shoes. A Alexandre Soares & Jorge Coelho; A Naifa; Arsha; Azia. B Banda de Poi; Bandex; BedNoise; Black Sofa; Blasted Mechanism; Blind Zero; Blister; bLUNDER; BoiteZuleika; Born a Lion; Boss AC; Budhi; Buraka Som Sistema. C Chauffer Navarrus; Chemical Wire; Cindy Kat; Cinemuerte; Clã; Clark; Common Strange Fluid; Conceito: Pele; Cool Hipnoise; Corsage; Coty Cream; Crushing Sun; Cycles. D d3ö; Danae; Dapunksportif; David Fonseca; Da Weasel; Daza Cominatcha; Dead Combo; Dead Singer; DEBUT!; Dezperados; Donna Maria; Duff. E Echidna; Erro!. F Fadomorse; Fat Freddy; Filarmónica Gil; Filme; Fingertips; Fonzie; FullMoonChild. G Gaiteiros de Lisboa; GNR; Green Machine. H Hands On Approach; Homem Mau; Houdini Blues; Humanos; Hyubris. I If Lucy Fell; Insaniae; Insert Coin. J Jesus, The Misunderstood; José Afonso; JP Simões. K Katia Guerreiro; Katsumoto; Kussondulola; Kyoto. L Lemur; Linda Martini; Lobster; Loops; Loto; Luís Costa; Luís Represas. M Madcab; Manel Cruz; Mantra; Mão Morta; Maria João; Maria João e Mário Laginha; Mariza; M.A.U.; Mercado Negro; Mesa; Mind Da Gap; Moonspell; Mosh; Mundo Secreto. N New Connection; Noiserv; Nuno Casais; Nuno Prata. O oliveTREE; Orangotang; Orgasmo; Ornatos Violeta; Os Lacraus; Os Maduros; Os Pontos Negros; OVO. P PapaFormigas; Paulo de Carvalho; Phazer; Plageo; Pluto; Post Hit; Primitive Reason; Profusions. Q. R Reckless; Rendimento Mínimo; Retroverse; Revistados; Rock Group Tiger; Rocknology; Rui Maia; Rui Vargas. S Santos & Pecadores; Sativa; Sérgio Godinho; SiNai; Sizo; Smartini; Souls Of Fire; Spartak!; Spincity; Sr. Acaso; sUBMARINe; Sugar; SuperNada; Susana Félix. T Tape Loading Error; Tara Perdida; The Gift; The Hypers; The Legendary Tiger Man; The Mad Dogs; The Poppers; The Temple; The Unplayable Sofa Guitar; The Vicious Five; The Wage; The Weatherman; The Youths; THiBB; This Is Mafia; Toranja; Três Tristes Tigres; Twentyinchburial. U UMEED. V Veados Com Fome; Vespa; Voodoo Economics. W W.A.K.O.; WinterMoon; Wraygunn. X Xutos & Pontapés; X-Wife. Y You Should Go Ahead. Z Zentex; Zieben; Zukie Boo.

ANTENA» A Rádio»

Antena 1; Antena 3; RadioAO; Rádio Tágide; RFM; RUC; TSF.

Programas»

OPA.

Pessoas»

Cláudia Matos Silva.

A TV»

MTV.

EDIÇÃO / DISTRIBUIÇÃO» Mercado»

Bor Land; Edisco; EMI Music Portugal; Farol Música; Loop : Recordings; mono"cromatica; Naked; NorteSul; Rastilho Records; Som Livre; Sony/BMG; Universal Music Portugal; Valentim de Carvalho; Zona Música.

Netlabels»

Merzbau; Mimi Records; You Are Not Stealing Records.

COMPRAS» Online» Discos»

Fnac; Som Livre Mega Store; ZEBRA musicstore.com.

ORGANIZAÇÕES ARTÍSTICAS / AGENCIAMENTO»

Audiência Zero; Cantigas da Rua; FlorCaveira; Hum!; Loud Like Devil Prod.; Produções Makapé; Visceral.

EVENTOS MUSICAIS»

Eixo Norte-Galiza, Audiência Zero; Concurso de Música Moderna de Palmela / Março a Partir; Festa do Avante!; Festival de Música Moderna de Corroios Festival de Vilar de Mouros; Festival Heineken Paredes de Coura; Festival Sudoeste TMN; Noites Ritual; Rock a Lot; Rock in Rio Lisboa; ROCKnaPraia; SuperBock SuperRock.

PALCOS»

Clube Mercado; Fábrica de Som; Galeria ZDB; In Live Caffé; Lugar Comum; Passos Manuel; Porto-Rio; Uptown.

A actualizar segundo conteúdo dos artigos do blogue.

Arquivos

Julho 2006   Agosto 2006   Setembro 2006   Outubro 2006   Dezembro 2006   Janeiro 2007   Fevereiro 2007   Outubro 2007  

entradas (desde 1/8/2006)

Powered by BloggerEstou no Blog.com.pt!

MRC Produções

quinta-feira, julho 06, 2006

Análise: "Insert Coin" (EP) - Insert Coin


"Estamos de volta!", afirmam os
Insert Coin, sempre no seu bom humor. E a afirmação não podia estar mais correcta. A inovar o panorama do jazz português: a deixar de ser o som da influência erudita e do espectáculo reservado aos de maior posse e idade, sendo levado a cabo por musicalidades e bandas cada vez mais jovens; nasceram durante 1998 na cidade do Porto, a casa da música (não fui literal, atenção!), e integram mais que uma mão cheia de outros projectos, dos quais os Pluto, os SuperNada, os Mesa, os Lucky Stereo ou os Mosh e os Sizo (vai variando, e nalguns casos cada um por si), entre a Orquestra de Jazz de Matosinhos, como não podia deixar de ser! Dois Miguéis, um Azevedo (guitarra), outro Ramos (baixo); um Eurico Amorim (teclados); um António Neves (outra guitarra); um Rui Lacerda (bateria) e um João Ferreira (saxofone) estão, sim, assumidamente de volta e o EP que chegou já libertou os seus encantos, confirmo!
Sempre de graça, como se vai revelando a nova banca dos CD's
underground; foi distribuído um disco com cerca de vinte segundos após os vinte minutos com o Diário de Notícias (passado vinte e três de Junho), ao acesso dos leitores, e de forma um pouco mais restrita nas Fnac's, tendo em conta os festeijos do Dia da Música. E que disco! Quando génios experientes como estes músicos se juntam, ainda por cima com causa no jazz, o resultado só podia ser este ou quem sabe ainda melhor. O jazz alia-se, súbtil, porque mal damos conta os sons saltam logo de rumo, ao rock da guitarra eléctrica e da percussão das baquetas da bateria, a uma música mais electrónica, cujos teclados só podiam ajudar, e o gosto de criar sem limites econtra-se marcadamente 'espetado' por todo o momento da reprodução do EP. São apenas três faixas, de uma banda instrumental, mas deixam o ouvinte absolutamente admirado; surpreendido! O desenrolar de experimentalismos, que criam a música de ambiente propícia para qualquer situação (porque não se tem em mão uma sonoridade que se possa dar pelo adjectivo "calma" ou "mexida", ou "triste" ou "alegre"), em que tocam o que lhes vem à cabeça (dizem) e todos sabem o passo a seguir, acompanhando-se a todo o momento sem enganos e da forma mais afinada que se podia esperar desta gente culta e sábia.
"Zoura", sob o formato de "Parte 1", possui doze minutos e mais qualquer coisinha. A cada minuto que passa, passa uma música; a cada momento que se segue, há vontade de fazer partidas entre si e aos ouvintes, com pequenos regressos aos segundos que mais se destacam e ficaram para trás, sem nunca se perder, num percurso que às tantas parece não terminar, não fosse o facto de conhecermos a duração obrigatória a cumprir. "Quando Eu Imagino" não merece nem comentários: com a participação de Manel Cruz na voz, que jeito para o jazz tem, e há muito comprovado (se se lembram, cantou para o Manuel Paulo numa música chamada "Nunca Parto Inteiramente"), foi surpresa e traz consigo uma das suas (sim, deve ser dele) letras - que tanto aprecio - «Pus o teu ego num cofre de família (...)», começa bem. A "Última" é a faixa citadina, pelas paisagens mais calmas, dramáticas e melancólicas, como um pôr-de-sol em tons azulados e mudanças explosivas de fogo. Mas as experiências e a diversão ou a alegria condicional do que se antecedeu também marcam presença. A produção, aquando desta vivacidade e desta música, não traz surpresas, se não uns pequenos pormenores técnicos que ajudam a animação...
As fotografias, a preto-e-branco, de imagem pouco nítida e na base de um papel de certa idade, revelam-nos isso mesmo: "Estamos de volta!", felizes, e realizados com certeza.


"Insert Coin"

A concorrência é muita, mas pelo menos "EP do Ano" é a nomeação que dá para pensar por agora. Por mim, tem os cinco cafés; estava difícil, mas finalmente foram levados e (bem) merecidos. Uma nota enquanto EP.


:Insert Coin - "Insert Coin"/EP (
Bor Land/Fnac 2006)


1. "Zoura (Pt.1)"
2. "Quando Eu Imagino"
3. "Última"

O EP gratuito aqui.
Acho que a Parte 2 de "Zoura" se encontra nesta localização.

Jazz / Experimental / Ambiental
http://www.bor-land.com/sites/insertcoin/index.html

 

Comentários:

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 

Enviar um comentário



:Página Inicial

Downloads

Downloads Café Roubado disponíveis:

#1 Videoclipe "Old Friends" - Blister (blister_oldfriends_caferoubado.zip 10,4 MB) [Tráfego Nacional]

»Vídeo em formato .mov, a 512 kbits de velocidade de reprodução. 29/6/2006

A tua música para download no Café Roubado depende de um e-mail. Porque não?

Qualquer citação, desde que identificada, é permitida, claro!